Justificação somente pela fé - Comentários da Lição 4

Lição 04 – 15 a 21 de outubro de 2011
(Comentários do irmão César Pagani)


VERSO EM DESTAQUE: “Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a Si mesmo por mim.” (Gl 2:20 – VARC)

Plenamente consciente do teor do Evangelho que pregava, Paulo diligenciou por explicar aos gálatas como operava a justificação salvadora. Os judaizantes haviam explicado aos crentes que na bastava ter fé em Jesus para ser justificado, mas que deveriam submeter-se às antigas ordenanças, praticar as obras da lei de Moisés ou mesmo dos Dez Mandamentos para desfrutarem a salvação.

Não deve ter sido muito fácil desacreditar o comportamento de Pedro diante dos antioquianos. Afinal, o “homem” era da Associação Geral e, portanto, uma alta autoridade religiosa. Paulo, porém, não temia homem algum e não era politiqueiro. Podia ter repreendido a Pedro em particular, mas assim fosse os irmãos seriam mantidos em dúvida. O erro de Pedro foi público e de público tinha de ser consertado.

Não raro, muitos crentes confundem o papel de certos aspectos do evangelho: a) o que é e como funciona a justificação? b) qual o papel e o posicionamento das obras justas praticadas pelos santos (elas vêm antes da justificação ou depois)? c) como funciona em mim a justiça imputada de Cristo? d) E a justiça comunicada? e) como opera a fé verdadeira? f) como obter essa fé viva?

Um estudo etimológico (origem das palavras), teológico (conteúdo espiritual) e semântico (significad0) dos textos de Paulo, por certo nos dará maior entendimento da teologia paulina da justiça pela fé.

Estamos em pleno julgamento celestial. A justiça pela fé assume agora uma importância pontual, visto que é o preciso momento em que Deus está “despoluindo” Seu povo e preparando-os para o convívio eterno Consigo. Em outras palavras, a confissão, o arrependimento e o abandono dos meus pecados pela fé no sacrifício completo de Cristo, têm papel decisivo nos autos celestiais. Se me arrependo e estou entregue a Cristo, as provas contra mim são retiradas dos autos; caso contrário, ali permanecerão para dar testemunho no dia final.

“Texto: João 3:1-16 [lido pela Sra. White numa de suas alocuções]. Se não houvesse nada mais, em todas as Escrituras, que apontasse claramente o caminho para o Céu, nós o teríamos aqui nestas palavras. Elas nos dizem que é conversão. Declaram-nos que temos de fazer para ser salvos. E, meus amigos, desejo dizer-vos que isso atinge diretamente a raiz da obra superficial no mundo religioso. Opõe-se diretamente à ideia de que podemos tornar-nos filhos de Deus sem alguma modificação especial. É efetuada em nós uma nítida mudança se a verdade de Deus encontrou guarida em nosso coração, pois ela exerce uma influência santificadora sobre a vida e sobre o caráter. Quando vemos os frutos da justiça naqueles que pretendem possuir uma verdade avançada, como é o nosso caso, haverá um procedimento que testifica que temos aprendido de Cristo.” FO, 63.

DOMINGO - O assunto da “justificação” (Gl 2:15, 16)

Quem lê sem pensar muito o primeiro verso do estudo de hoje, pode pensar em Paulo como um xenófobo (que tem repulsa por estrangeiros), um judeu arrogante e preconceituoso, um etnocentrista (alguém que considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais) ou um chauvinista (patriota extremista).

Não podemos nos esquecer, porém, que o apóstolo está mencionando as palavras que disse a Pedro quando o repreendeu publicamente por sua dissimulação. Ele não está fazendo um discurso direto aos gálatas, mas a Pedro. Em outras palavras ele diria: “Nós que somos judeus por natureza e conhecemos a Lei de Deus; que não somos como as nações que não têm noção de quem é nosso Deus, sabemos que o homem não é justificado pelas obras da Lei, seja ele moral ou cerimonial, mas por intermédio da fé em Cristo Jesus. Ninguém, seja ele judeu ou gentio, será considerado justo pelas obras da Lei...” Paulo parece imputar ao judeu obrigação maior de crer no sangue de Cristo e ser justificado por Ele.

Pedro cria, sim. Mas seu homem velho ressurgiu subitamente e o levou a justificar-se pela Lei no caso dos antioquenses. “Cefas, você se esqueceu de que quem justifica é Cristo. O princípio da Lei me matou porque nada podia fazer para desculpar um transgressor. Porém, Cristo me revivificou por Sua cruz e me justificou perante a Lei. Estou sem culpa por causa de Cristo e não mais sujeito à morte eterna.”

Ora, o simples fato de alguém ser judeu não o torna justo, assim como o nome no rol de membros da igreja não registra o cidadão como ocupante do Livro da Vida.

“Justificados”

O verbo “justificar”, em português, tem entre seus significados o de “restituir a inocência original”. Já no idioma grego bíblico, “justificar” acrescenta que dikaioo significa “pronunciar alguém justo como ele deve ser”. A justificação, como diz a lição, é um termo forense utilizado para inocentar perante as leis o réu sob juízo. O agora inculpado torna-se beneficiário da aliança eterna que Deus fez mediante Cristo Jesus. Todas as cerca de 3.300 promessas da aliança pertencem-lhe imediatamente. Ele também recebe poder para tornar-se filho de Deus ou algo equivalente a anjos imaculados (Jo 1:12; Gl 3:26), guiados pelo Espírito Santo (Rm 8:14), observadores dos mandamentos de Deus (I Jo 3:24), e frutíferos em boas obras (Ef 2:10; I Tm 6:18; Tt 2:7, 14; 3:8). As duas fases da justificação: imputação e santificação ocorrem concomitantemente. Somos justificados pela fé cada dia e santificados pela fé diariamente.

Isto é Justificação Pela Fé

“Quando o pecador penitente, contrito diante de Deus, discerne a expiação de Cristo em seu favor e aceita essa expiação como sua única esperança nesta vida e na vida futura, seus pecados são perdoados. Isso é justificação pela fé. Toda pessoa crente deve submeter sua vontade inteiramente à vontade de Deus e manter-se num estado de arrependimento e contrição, exercendo fé nos méritos expiadores do Redentor e avançando de força em força, e de glória em glória.

“Perdão e justificação são uma só e a mesma coisa. Pela fé, o crente passa da posição de rebelde, de filho do pecado e de Satanás, para a posição de súdito leal de Cristo Jesus, não por causa de alguma bondade inerente, mas porque Cristo o recebe como Seu filho, por adoção. O pecador obtém o perdão de seus pecados, porque esses pecados são carregados por seu Substituto e Penhor. O Senhor fala a Seu Pai celestial, dizendo: ‘Este é Meu filho. Eu o absolvo da condenação da morte, dando-lhe Minha apólice de seguro de vida - a vida eterna - porque tomei o seu lugar e sofri por seus pecados. Ele é mesmo Meu filho amado.’ Assim o homem, perdoado e revestido das belas vestes da justiça de Cristo, se encontra irrepreensível diante de Deus.

“O pecador pode errar, mas ele não é rejeitado sem misericórdia. Sua única esperança, porém, é arrependimento para com Deus e fé no Senhor Jesus Cristo. A prerrogativa do Pai é perdoar nossas transgressões e pecados, porque Cristo tomou sobre Si a nossa culpa e nos absolveu, imputando-nos Sua própria justiça. Seu sacrifício satisfaz plenamente as reivindicações da justiça.

“Justificação é o contrário de condenação. A infinita misericórdia de Deus é manifestada para os que são completamente indignos. Ele perdoa as transgressões e os pecados por amor de Jesus, o qual Se tornou a propiciação pelos nossos pecados. Pela fé em Cristo, o transgressor culpado é conduzido ao favor de Deus e à forte esperança da vida eterna.” FO, 103, 104.

SEGUNDA - As obras da Lei

O que significa “obras da lei”? A Lei de Deus é o código moral por excelência e requer justiça absoluta, tão perfeita quanto a de Deus. Aquele que estiver em harmonia com ela viverá (Lv 18:5). A compreensão da palavra “lei” nas epístolas de Paulo depende do contexto onde está incrustada. A moralidade da Lei é exigível sem apelação.

Ergon nomos é a expressão grega original utilizada por Paulo no versículo 16 do cap. dois. No contexto frasal ela está em oposição à “fé em Jesus”. Assim sendo, em termos salvíficos, a Lei nada pode fazer por nós. Porém, como seres religiosos que somos (homo religiosus) é nossa inclinação, para alcançarmos paz de consciência, fazer alguma coisa pela qual possamos obter créditos. O moço rico era dessa filosofia: “Tudo isso [os mandamentos] tenho guardado desde a minha mocidade.” Faltava-lhe, contudo, a renúncia às riquezas e a fé em Jesus. Aos olhos de Deus, ele nada mais era que um “nomista” ou “cultivador da lei”.

As obras da Lei segundo Paulo são excelentes em si mesmas, não, porém, à parte de Cristo. “Fiel é esta palavra, e quero que, no tocante a estas coisas, faças afirmação, confiadamente, para que os que têm crido em Deus sejam solícitos na prática de boas obras. Estas coisas são excelentes e proveitosas aos homens.” (Tt 3:8).

Contudo, as obras da Lei sem a fé não justificam ninguém. Pelo contrário, condenam como ações hipócritas porque não possuem a essência de justiça que é implantada no homem interior pelo poder divino. Obras da Lei praticadas por um coração convertido e transformado pelo Espírito Santo são decorrências naturais de um caráter semelhante ao de Cristo. O próprio Paulo diz que fomos criados para as boas obras (Ef 2:10). O ser espiritual emergente da Fonte de Vida que é Cristo – o ser transformado – é zeloso de boas obras (Tt 2:14).

“A Lei dos Dez Mandamentos não deve ser considerada tanto em seu aspecto proibitivo, porém, em seu lado de misericórdia e graça. Suas proibições são a garantia certa de felicidade na obediência. Quando recebida em Cristo, ela opera em nós a pureza de caráter que nos proporcionará alegria através das eras eternas. Para o obediente ela é um muro de proteção. Nela contemplamos a bondade de Deus que, revelando ao homem os imutáveis princípios de justiça, busca protegê-lo dos males resultantes da transgressão.” The Law in Galatians, EGW.

Algo que necessitamos compreender a respeito das obras da lei é que elas, para serem aceitas pelo Céu, precisam decorrer de Cristo. Cristo nos imputa Seu caráter justo, perdoando nossos pecados e purificando-nos da propensão à iniquidade. Possuídos por Cristo, as obras que praticamos são feitas mediante poder e energia especial sobrenatural: “Porque Tu és o que fizeste em nós todas as nossas obras.” (Is 26:12 – VARC)

Por que Paulo praticou tantas boas obras que glorificaram a Deus? Porque não era ele quem mais vivia, mas Cristo.

Em verdade, podemos ser caridosos, missionários, bons vizinhos, bons membros de igreja, bons leitores das Escrituras, usar nossos talentos para o avanço da obra de Deus, dar muitos estudos bíblicos, fazer conferências, tornar-nos reformadores da saúde, mas, se não possuirmos a fé que opera por amor, seremos como o bronze que soa e o címbalo que retine.

“O perdão do pecado é prometido àquele que se arrepende e crê; a coroa da vida será a recompensa daquele que for fiel até o fim. Podemos crescer na graça aproveitando a graça que já temos. Devemos manter-nos incontaminados do mundo se quisermos ser achados irrepreensíveis no dia de Deus. A fé e as obras andam de mãos dadas; elas atuam harmoniosamente na obra de vencer. As obras sem fé são mortas, e a fé sem obras é inoperante. As obras nunca nos salvarão; é o mérito de Cristo que será eficaz em nosso favor. Mediante a fé nEle, Cristo tornará todos os nossos esforços imperfeitos aceitáveis a Deus. A fé que precisamos ter não é uma fé indolente; a fé que salva é aquela que opera pelo amor e purifica o ser. Quem quer levantar a Deus mãos santas, sem ira e sem rancor, andará inteligentemente no caminho dos mandamentos de Deus...

“Se está no coração obedecer a Deus, se são feitos esforços nesse sentido, Jesus aceita esta disposição e esforço como o melhor serviço do homem, e supre a deficiência com Seu mérito divino. Ele não aceitará os que alegam ter fé nEle e no entanto são desleais ao mandamento de Seu Pai. Muito ouvimos acerca de fé, mas precisamos ouvir muito mais acerca de obras. Muitos estão a enganar a própria alma, vivendo uma religião fácil, acomodatícia, sem cruz.” FO, 48-50.

TERÇA  - O fundamento de nossa justificação

Como e por que somos justificados? Vamos inverter a resposta. Somos justificados primeiramente porque é nossa maior necessidade. Somos pecadores por natureza. O amor infinito de Jesus, contemplando nossa absoluta miséria, levou-O a revestir-Se da humanidade e viver uma existência imaculada. Segundo os requisitos da justiça divina, Cristo tem o direito universal de nos atribuir os valores e merecimentos de Sua vida santa.

Agora consideremos o “como”. Os méritos da morte vicária de Cristo ficaram disponíveis a partir da cruz e da ressurreição. Assim como o pecado entrou no mundo através de Adão, ele sai do mundo por intermédio de Cristo. Porém, esses atributos que Jesus põe à disposição de todo filho e filha de Adão pedem pré-requisitos: 1) fé (crer que Jesus pode perdoar todos os pecados e que realmente assim o faz); 2) confissão (a confissão é um ato humano de reconhecimento da ofensa feita a Deus ou pecado; contudo, ninguém confessa nada se não for persuadido pelo Espírito Santo). “A confissão verdadeira tem sempre caráter específico e faz distinção de pecados. Estes podem ser de natureza que devam ser apresentados a Deus unicamente; podem ser faltas que devam ser confessadas a pessoas que por elas foram ofendidas; ou podem ser de caráter público, devendo então ser confessados com a mesma publicidade. Toda confissão, porém, deve ser definida e sem rodeios, reconhecendo justamente os pecados dos quais sois culpados.” CC, 38; 3) arrependimento ou profunda tristeza pelo pecado (o arrependimento também não é obra de procedência humana). “A função do Espírito Santo é distintamente especificada nas palavras de Cristo: "E, quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo." Jo 16:8. É o Espírito Santo que convence do pecado. Se o pecador atende à vivificadora influência do Espírito, será levado ao arrependimento e despertado para a importância de obedecer aos reclamos divinos.” AA, 52. Arrependimento também é um dom que você pode pedir a Deus. “Arrependimento como esse, está além de nossas forças realizar; só é obtido por meio de Cristo, que subiu ao alto e deu dons aos homens.” CC, 25. “Exatamente aqui está o ponto em que muitos erram, sendo por isso privados de receber o auxílio que Cristo lhes desejava conceder. Pensam que não podem chegar a Cristo sem primeiro arrepender-se e que é o arrependimento que os prepara para o perdão de seus pecados. É certo que o arrependimento precede o perdão dos pecados, pois unicamente o coração quebrantado e contrito é que sente a necessidade de um Salvador. Mas terá o pecador de esperar até que se tenha arrependido, antes de poder chegar-se a Jesus? Deve fazer-se do arrependimento um obstáculo entre o pecador e o Salvador? A Bíblia não ensina que o pecador tenha de arrepender-se antes de poder aceitar o convite de Cristo: ‘Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei.’ Mt 11:28. É a virtude que emana de Cristo, que conduz ao genuíno arrependimento. Pedro elucidou este ponto em sua declaração aos israelitas, dizendo: ‘Deus, com a Sua destra, O elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e remissão dos pecados.’ At 5:31. Assim como não podemos alcançar perdão sem Cristo, também não podemos arrepender-nos sem que o Espírito de Cristo nos desperte a consciência.” CC, 25, 26. 4)sobre Fp 3:9, Calvino considera: “Em Cristo. Os que estão fora de Cristo são sujeitos à condenação... Isto é, estar em Cristo, ser achado não na própria justiça do homem, mas revestido da justiça de Cristo a ele imputada.”

“Porquanto o que fora impossível à lei, no que estava enferma pela carne, isso fez Deus enviando o seu próprio Filho em semelhança de carne pecaminosa e no tocante ao pecado; e, com efeito, condenou Deus, na carne, o pecado, a fim de que o preceito da lei se cumprisse em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito.” (Rm 8:3, 4) A justiça da Lei só se cumpre verdadeiramente naquele que, purificado pelo sangue de Cristo, não anda segundo a carne ou o velho homem, mas segundo o Espírito ou novo homem.

“A humanidade de Cristo estava unida à Divindade; estava habilitado para o conflito, mediante a presença interior do Espírito Santo. E veio para nos tornar participantes da natureza divina. Enquanto a Ele estivermos ligados pela fé, o pecado não mais terá domínio sobre nós. Deus nos toma a mão da fé, e a leva a apoderar-se firmemente da divindade de Cristo, a fim de atingirmos a perfeição de caráter.” DTN, 122 e 123.

“Para satisfazer os reclamos da lei, nossa fé tem de apoderar-se da justiça de Cristo, aceitando-a como nossa justiça. Mediante a união com Cristo, mediante a aceitação de Sua justiça pela fé, podemos ser habilitados para fazer as obras de Deus e ser cooperadores de Cristo. Se estais dispostos a flutuar ao sabor da corrente do mal, e não cooperardes com os seres celestes em restringir a transgressão em vossa família, e na igreja, a fim de que seja introduzida a justiça eterna, não tendes fé.” E Recebereis Poder, 62.

QUARTA - A obediência da fé

Muitos ensinam que a fé é uma crença intelectual e passiva no sacrifício de Jesus. Basta você acreditar no que a Bíblia diz sobre a vida e a paixão de Cristo, crer que Ele morreu por você e por seus pecados, e isso é suficiente para torná-lo um remido.

Em Romanos, Paulo insere duas vezes a expressão “obediência por fé”. Como compreendê-la sem descambar para o comodista imobilismo espiritual ou saltar para as obras da Lei que “garantem” a salvação por acúmulo de méritos humanos? Ora, a tradução de J.B. Philips reza: “Então, fé significa que temos plena confiança nas coisas que esperamos, significa a certeza das coisas que não podemos ver.” (Hb. 11:1)

Primeiro vem a fé através da revelação das Escrituras Sagradas. Pela fé o crente recebe o Espírito Santo que o santifica e põe em harmonia com os preceitos da Lei de Deus, mediante o perdão suprido pelo sangue de Cristo. Além disso, o Espírito “energiza” o cristão, dando-lhe estímulos e pendores para a obediência aos reclamos bíblicos. Cabe ao homem apenas escolher se obedece ou não.

Tomemos o exemplo de Abraão. Ele acreditou que sua prole, no futuro, seria de milhões e milhões de descendentes, porque Deus lhe dissera que seria assim. O patriarca foi justificado por crer que Deus era verdadeiro. Quando o Senhor lhe fez o estranho pedido de sacrificar Isaque, o venerando homem não discutiu. Obedeceu a ordem divina com dor indescritível no coração, mas foi ao Moriá para cumpri-la. A fé, na hora do “homicídio ordenado” acreditava que a promessa de Deus era inalterável e que, mesmo esfaqueando o filho, Deus cumpriria Sua palavra empenhada ressuscitando-o dos mortos (Hb 11:19)

João 3:14-16 – “Todo aquele que nEle crê...” Crer de que modo? 1) Crer que Cristo sacrificou-Se para expurgar o que crê de todos os pecados. 2) Crer que Ele é Senhor e Criador; assim sendo é Autoridade e Proprietário de nossa vida, de nossos sentimentos, de nossas emoções, de nossos serviços, e deve ser obedecido naquilo que ordena. 3) Crer que Ele é o Supremo Mestre e Seus ensinos devem ser ouvidos, entendidos e praticados no poder que Cristo nos dispôs.

A obediência de fé é ativada pelo amor constrangedor de Cristo (II Co 5:14). O verbo “constranger” utilizado por Paulo no original grego é sunecho que tem também o sentido de impelir, encorajar. Quem não ama a Cristo, não obedece. Por outro lado, o que O estima muito está sempre disposto a trabalhar por Ele, sofrer por Ele e até, sendo necessário, morrer por Ele.

“Há o perigo de considerar que a justificação pela fé concede algum mérito à fé. Quando aceitamos a justiça de Cristo como um dom gratuito somos justificados gratuitamente por meio da redenção de Cristo. Que é fé? "O firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem." Hb 11:1. É uma aprovação do entendimento às palavras de Deus que leva o coração a uma voluntária consagração e serviço a Deus, o qual deu o entendimento, o qual sensibilizou o coração, o qual primeiro levou a mente a contemplar a Cristo na cruz do Calvário. Fé é entregar a Deus as faculdades intelectuais, submeter-Lhe a mente e a vontade e fazer de Cristo a única porta de entrada no reino dos Céus.” FO, 25.

Concluímos que a fé leva ao conhecimento de Jesus, o conhecimento ao amor e o amor à obediência irrestrita. “Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” Liberdade para servir de toda alma ao Deus Redentor e às almas por quem Ele deu Sua vida.

“Crede na palavra do Salvador. Ponde vossa vontade do lado de Cristo. Determinai-vos servi-Lo, e agindo em obediência a Sua palavra, recebereis forças. Seja qual for a má prática, a paixão dominante que, devido a longa condescendência, prende tanto a alma como o corpo, Cristo é capaz de libertar, e anseia fazê-lo. Ele comunicará vida aos seres ‘mortos em ofensas’. Ef 2:1. Porá em liberdade o cativo, preso por fraqueza e infortúnio e pelas cadeias do pecado.” CBV, 85.

É bom ter presente que a fé vem pelo ouvir [ler, estudar, meditar) da Palavra de Deus: “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.” (Rm 10:17 – VARC)

Fé é muito mais do que uma simples concordância espiritual com a verdade revelada. Ela é o conhecimento íntimo de Alguém maravilhoso; o Único que pode satisfazer as mais profundas aspirações. É fazer de Jesus o amigo mais íntimo, o Consultor, o Gestor de nossa vida, o Amante de nossa alma. "Quando ele vê em Cristo a encarnação de infinito e abnegado amor e benevolência, há um despertamento de grata disposição do pecador em seguir a Cristo aonde Ele for." Manuscrito 87, 1900

“Mas notai aqui que a obediência não é mera aquiescência externa, mas sim o serviço de amor. A lei de Deus é uma expressão de Sua própria natureza; é uma corporificação do grande princípio do amor, sendo, daí o fundamento de Seu governo no Céu e na Terra. Se nosso coração é renovado à semelhança de Deus, se o amor divino é implantado na alma, não será então praticada na vida a lei de Deus? Implantado no coração o princípio do amor, renovado o homem segundo a imagem dAquele que o criou, cumpre-se a promessa do novo concerto: ‘Porei as Minhas leis em seu coração e as escreverei em seus entendimentos.’Hb 10:16. E se a lei está escrita no coração, não moldará ela a vida? A obediência - nosso serviço e aliança de amor - é o verdadeiro sinal de discipulado. Assim diz a Escritura: ‘Porque esta é a caridade [ou amor] de Deus: que guardemos os Seus mandamentos.’ I Jo 5:3. ‘Aquele que diz: Eu conheço-O e não guarda os Seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade.’ I Jo 2:4. É a fé, e ela só, que, em vez de dispensar-nos da obediência, nos torna participantes da graça de Cristo, a qual nos habilita a prestar obediência.” CC, 60, 61.

QUINTA - A fé incentiva o pecado?

A pergunta acima é filosófica e retórica. Ela nos provoca e impele a buscarmos uma resposta bíblica. “Ao procurarmos ser aceitos por Deus por estarmos unidos com Cristo, fica claro que somos “pecadores” como os não-judeus. Mas será que isso quer dizer que Cristo trabalha em favor do pecado? Claro que não!” (Gl 2:17 - NTLH)

Muito bem, ponderemos: A fé nos méritos salvadores de Cristo que é despertada pelo Espírito Santo, atrai a graça perdoadora de Deus. A graça de Deus nos é dada para vencermos o pecado, que é a transgressão da Lei. A fé nunca autoriza a prática do pecado. Opostamente, ela o censura e condena veementemente por sua própria existência. Em outros termos, a fé existe porque o pecado existe.

A fé, em Gálatas, está jungida à obediência e não dela separada. Paulo diz que por intermédio de Cristo ele havia recebido graça e o ministério apostólico para a obediência da fé entre todos os gentios. A verdadeira fé é obediência. ‘A obra de Deus é esta: Que creiais nAquele que Ele enviou." (Jo 6:29). Cristo disse: ‘E por que Me chamais Senhor, e não fazeis o que Eu vos digo?’ (Lc 6:46). Uma mera profissão de fé em Cristo sem o atendimento aos Seus ensinos é não somente inútil, mas ofensiva e mentirosa. Como diz Tiago: "Assim também a fé, senão tiver obras, é morta em si mesma.” (Tg 2:17). ‘Assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta’ (v. 26).

Gálatas 2:17, 18: ‘Jesus Cristo é o Santo e o Justo’ (At 3:14). ‘Ele não só ‘não cometeu pecado’ (I Pe 2:22), mas que não conheceu pecado (II Co 5:21). Então, é impossível que algum estímulo ao pecado proceda dEle. Sabeis também que Ele se manifestou para tirar os pecados, e NEle não existe pecado.” (I Jo 3:5) Na fonte de vida que flui de Seu coração rompido e trespassado, não há nenhum vestígio de impureza. Ele não é ministro de pecado: não ministra o pecado a ninguém.

Se os que receberam uma vez a justiça de Cristo cometem pecado voluntário depois, é porque represaram o fluxo de vida que Jesus lhes enviava continuamente. Não deram ouvidos à Palavra transformadora para se santificarem. Cristo não é culpado pela atitude arbitrária do pecador em voltar aos caminhos do mal. Aquilo que o homem semear, isso colherá. Que ninguém tenha o atrevimento de dizer que é impossível viver sem pecado. Se assim o fizer estará impondo limites à graça infinita de Cristo. O verdadeiro cristão que vive em ardente fé, não é possível ter outro tipo de vida. Ele está morto para o pecado, mas por estar vivo, vive para Deus em novidade de vida. “Porque nós que estamos mortos para o pecado, como ainda viveremos nele?’ (Rm 6:2). “Todo o que é nascido de Deus não continua pecando, porque a vida de Deus está nele. Não pode continuar pecando, porque nasceu de Deus.’ (I Jo 3:9). Portanto, meus irmãos, permaneçam nEle”.

Se um cristão descarta seus pecados por meio de Cristo para retomá-los depois, anulou a expiação feita em seu favor e volta a ser como o gentio pagão. Precisa arrepender-se mais uma vez e voltar ao seio de Cristo.

“É necessário lembrar que o apóstolo está se referindo aos que acreditaram em Jesus Cristo, que foram justificados pela fé de Cristo. Paulo diz em Romanos 6:6: “Nosso velho homem foi crucificado junto com ele, de forma que o corpo do pecado seja destruído, para que não sejamos mais escravos do pecado”. Também lemos: “Vós estais completos nele, que é a cabeça de todo o principado e potestade. Nele também fostes circuncidados uma circuncisão feita sem mão, ao despojares do corpo dos pecados, por meio da circuncisão feita por Cristo” (Col. 2:10 e 11).

“O que fica destruído é o corpo do pecado, e é só a presença pessoal da vida de Cristo que o destrói. Faz isto com o propósito de livrar-nos do poder do pecado, e de impedir que o tenhamos de servir novamente. É destruído para todos, desde que Cristo aboliu na própria carne “a inimizade”, a mente carnal. Não a sua – pois nunca a teve -, mas a nossa. Levou nossos pecados, nossas fraquezas. Obteve a vitória para toda a alma; o inimigo ficou desarmado. Temos que aceitar a vitória que Cristo ganhou. A vitória sobre todo pecado já é uma realidade. Nossa fé nisto, o converte em realidade para nós. A perda da fé nos coloca fora daquela realidade, e reaparece o velho corpo dos pecados. Aquilo que a fé demoliu, é reedificado pela incredulidade. É necessário lembrar que aquela destruição do corpo dos pecados, embora já realizada por Cristo a todos, pertence ao presente, em cada um como indivíduo.” Comentários aos Gálatas – E. J. W.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails