Fibras solúveis encontradas em maçãs, aveia e castanhas podem fortalecer o sistema imunológico e reduzir a inflamação associada a doenças ligadas à obesidade, segundo estudo americano publicado este mês na revista científica Brain, Behavior and Immunity. "As fibras solúveis alteram a personalidade das células imunológicas - elas passam de células nervosas e pró-inflamatórias a células anti-inflamatórias e de cura que nos ajudam a recuperar mais rápido de infecções", destacou o cientista Gregory Freund, da Universidade de Illinois.
No estudo, os pesquisadores alimentaram ratos de laboratório com uma dieta pobre em gorduras, mas um grupo consumiu fibras solúveis, enquanto outro ingeriu fibras insolúveis. Após seis semanas, ao induzirem doenças nos animais com uma substância que simula infecção bacteriana, os cientistas notaram que aqueles que ingeriram fibras solúveis tinham melhor resposta. "Duas horas após a injeção de lipopolissacarídeo, os ratos alimentados com fibra solúvel estavam apenas metade tão doentes quanto o outro grupo, e recuperavam 50% mais cedo", apontou o pesquisador.
Os resultados indicaram que as fibras solúveis aumentavam a produção da proteína anti-inflamatória interleucina-4 nos roedores, e reduzia os níveis de marcadores inflamatórios, como a interleucina-1 beta e o fator de necrose tumoral alfa, que podem causar morte celular.
Os pesquisadores destacam, porém, que mais estudos, incluindo testes clínicos em humanos, são necessários para confirmar se alimentos ricos em fibras solúveis podem ajudar a evitar doenças inflamatórias, como problemas cardiovasculares, e para desvendar os mecanismos por trás dessa relação.
(Brain, Behavior and Immunity, março de 2010) www.saude-familia.blogspot.com
Maçã, castanha e aveia fortalecem sistema imunológico
Postado por
Marcio
Marcadores:
Reforma de Saúde
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário